top of page

Membros INCT NanoVida

UFPR

UFPR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

ALDO J.G. ZARBIN
PQ 1A
aldozarbin@ufpr.br


Lattes
Aldo 3.jpg
Professor Titular do Dep. Química da UFPR (início em março/1998), onde é líder do Grupo de Química de Materiais (GQM). Pesquisador 1A do CNPq. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Fellow da Royal Society of Chemistry (RSC). Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, entregue pela Presidência da República do Brasil em 2023. Duas vezes coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPR (2002-2004 e 2011-2012). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Química (2016-2018), onde atuou também como Diretor da Divisão de Química de Materiais (2008-2010), Secretário Geral (2012-2014), e membro do Conselho Consultivo (2018-2022). Membro do Conselho Consultivo da SBPC (2021-2025). Orientador da tese vencedora do Prêmio CAPES de tese na área de Química em 2015, e da tese agraciada com menção honrosa na área de Química eme 2014. Membro Titular do Comitê de Assessoramento da Química do CNPq (2018-2021, sendo o coordenador de 2019 a 2021). Membro do Conselho Diretor do FNDCT (2021-2025). Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à síntese e caracterização de materiais em escala nanométrica (como nanotubos, grafeno e outras formas de carbono, nanocompósitos, nanopartículas metálicas, materiais 2D, polímeros condutores e análogos do azul da Prússia) em interfaces líquido/líquido, e estudo da aplicação destes nanomateriais em sensores, dispositivos fotovoltaicos, baterias, capacitores e catalisadores
Possui graduação em Quimica pela UNIVERSIDAD DE CHILE (1984), mestrado em Química pelo Instituto de Química da UNICAMP (1990), doutorado em Ciências pelo Instituto de Química da UNICAMP (1995) e Pós-doutorado no Laboratório de Química Biológica da UNICAMP (1995-1997). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná, onde desenvolve atividades de pesquisa nas áreas de tratamento avançado de resíduos e desenvolvimento de metodologias analíticas fundamentadas em processos de calibração multivariada.
VATAR HOMEM.png
PATRICIO G. PERALTA ZAMORA
PQ 1B
zamora@ufpr.br


Lattes
Lucimara Stolz Roman Universidade Federal do Paraná (UFPR)Possui doutorado em Física Aplicada pela Universidade de Linköping/Suécia em parceria com a empresa Thin Film Electronics (2000). Concluiu pós-doutoramento na Suécia em um projeto europeu Joule III para o desenvolvimento de células solares orgânicas (2001) e outro no Brasil no âmbito do programa PROFIX/CNPq com o projeto desenvolvimento de dispositivos fotovoltaicos orgânicos. (2002) Possui graduação (1994) e mestrado (1996) pela Universidade Federal do Paraná UFPR. Iniciou como Professora adjunta em maio de 2002 no departamento de física da UFPR e atualmente é professora associada 4. Desde março de 2021 atua na Pró reitoria de pesquisas e pós-graduação como Coordenadora dos programas de pós-graduação Stricto Sensu da UFPR.
AVATAR_MULHER.png
LUCIMARA S. ROMAN
PQ 1B
lsroman@fisica.ufpr.br

Lattes
Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Quimica pela Universidade Federal de São Carlos (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e Doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná e Líder do Laboratório de Sensores Eletroquímicos (LabSensE) da UFPR. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Eletroanalítica, atuando principalmente no desenvolvimento de sensores eletroquímicos utilizando materiais nanoestruturados, polímeros condutores e complexos inorgânicos, além do desenvolvimento de sistemas microfluídicos com detecção eletroquímica.
VATAR HOMEM.png
LUIZ H. MARCOLINO JR
PQ 1D
luiz1berto@ufpr.br

Lattes
Possui graduação (2005), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2011). É professora na Universidade Federal do Paraná desde 2012, onde lidera o Grupo e Catálise e Cinética e foca na neutralização e monitoramento de agroquímicos e simulantes de armas químicas; segurança química, design de catalisadores (nano, bio, sustentáveis), geração de H2, ações para paridade de gênero e divulgação científica. Recebeu vários prêmios como o PhosAgro/UNESCO/IUPAC Green Chemistry for Life (Tailândia, 2019) e Rising Talents da L´Oreal-UNESCO (Paris, 2016).  É membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências e faz parte do conselho científico consultivo da Organização para Proibição de Armas Químicas - OPCW (Holanda). 
ELISA S. ORTH
PQ 2
elisaorth@ufpr.br

Lattes
Eu rasbq twit.jpg
​Bacharel (2000) e Licenciado (2004) em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Química, com área de concentração em Química Analítica, pela UFSCar (2003), Doutor em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista em Araraquara (IQ-UNESP) em 2007. Foi pesquisador associado ao Laboratório de Eletroquímica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) (2007-2008) e desde 2009 é Professor do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (DQui-UFPR). É um dos fundadores (2010) e coordenadores do Laboratório de Sensores Eletroquímicos (LabSensE), contribui para formação de recursos humanos especializados em Eletroanalítica e tem suas pesquisas focadas no uso de "novos" materiais para a construção de (bio)sensores eletroquímicos e no desenvolvimento de métodos eletroanalíticos para a análise de compostos de interesse ambiental e farmacêutico.
MÁRCIO F. BERGAMINI
PQ 2
bergamini@ufpr.br


Lattes
VATAR HOMEM.png
​Herbert Winnischofer concluiu o doutorado em Química na área de Química Inorgânica pela Universidade de São Paulo em 2004 e realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Paraná. É coordenador do Laboratório de Nanomateriais Inorgânicos e do projeto de extensão Experimentando Ciência e Arte. Sua pesquisa possui ênfase em Química Inorgânica, Química Supramolecular e Nanotecnologia. Os principais focos de estudo são complexos anfifílicos, nanopartículas, filmes finos, caracterização espectroscópica de filmes finos, eletroquímica, atividade biológica e reações de transferência de elétrons.
HERBERT WINNISCHOFER
PQ 2
hwin@ufpr.br

Lattes
VATAR HOMEM.png
Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Física pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Experiência na área de Física, com ênfase em Transp. Superfícies elétricas e prop. elétricas; Interfaces e Filmes, abordando principalmente os seguintes temas: transporte de portadores de carga, polímeros conjugados, injeção de portadores de carga, dispositivos orgânicos e fotodiodos orgânicos.
MARLUS KOEHLER
PQ 2
koehler@fisica.ufpr.br

Lattes
VATAR HOMEM.png
Professor em Ciências, área de concentração em Química Analítica, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2016), na área de Química Analítica, pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (2012). Graduado em Farmácia Bioquímica Industrial pela UFVJM (2009). Realizou Pós-Doutorado na UNICAMP na área de Química Analítica, orientado pelo Prof. Lauro T. Kubota (2016-2018). Na área de Bioquímica de Proteínas realizou Pós-Doutorado na UNICAMP. Desde 2019 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Departamento de Química. Atualmente é professor associado visitante na La Trobe University (Melbourne, Austrália). Dentre suas experiências de pesquisa em (Bio)Analítica está o emprego de técnicas Eletroquímicas, Eletroanalíticas, Acústicas e Ópticas (como Ressonância Plasmônica de Superfície) para o Desenvolvimento de Bio(Sensores) visando a geração de metodologias em diagnósticos e para estudos cinéticos e termodinâmicos de reações biomoleculares de alto interesse médico.
DÊNIO E. PIRES SOUTO
denio.souto@ufpr.br

Lattes
denio.jpeg
Possui graduação em Química (Bacharelado) pela Universidade de Brasília (2008-2011), mestrado em Química (2012-2014) e doutorado (2014 ? 2018) em ciências com ênfase em Química analítica, ambos pelo Programa de Pós Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos, pela supervisão do Prof. Dr. Renato Lajarim Carneiro, trabalhando em métodos quimiométricos aplicados a espectroscopia Raman. Realizou um estágio de doutorado sanduíche (2017) na AgroParis Tech (Paris, França) sob a supervisão do Prof. Dr. Douglas Rutledge. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, e tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Quimiometria, atuando principalmente nos seguintes temas: espectroscopia Raman, espectroscopia Raman amplificada por superfície, análise por imageamento hiperespectral, espectrometria de massas, planejamento fatorial, calibração multivariada e aprendizado de máquina aplicado a química.
FREDERICO L.F. SOARES
frederico.soares@ufpr.br

Lattes
VATAR HOMEM.png
Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara (2006), Mestre (2009) e Doutora (2012) em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Trabalha com Divulgação Científica, Educação em Museus, Mulheres nas Ciências, Relação Ciência e Arte, Formação de Professores, Processos e Recursos Didáticos. Na Universidade Federal do Paraná, é Professora Adjunta do Departamento de Química; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI); Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências; Coordenadora do PROFQUI. Vice-Diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (Gestão 2022-2024). Bolsista de Produtividade em Pesquisa na área de Divulgação Científica (PQ-2 desde 2021).
camila.jpeg
CAMILA SILVEIRA DA SILVA
camila@quimica.ufpr.br

Lattes

UTFPR
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR
Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1997), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2000) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2005). Atualmente é professora no Departamento Acadêmico de Química e Biologia - DAQBi, da Universidade Tecnológia Federal do Paraná - UTFPR. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Nanomateriais, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e caracterização de nanomateriais compostos por nanopartículas metálicas, nanotubos de carbono, polímeros condutores e seus nanocompósitos, dispersos em diferentes solventes bem como depositados em substratos apropriados visando sua aplicação em dispositivos eletro-ópticos. Como caracterização, vem atuando com foco na microscopia eletrônica de transmissão, em modos baixa e alta resolução (TEM e HRTEM).
AVATAR_MULHER.png
MARCELA MOHALLEM OLIVEIRA
PQ 2  
marcelam@utfpr.edu.br


Lattes

UFPE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

UFPE
Graduado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1990), com mestrado (1993) e doutorado (1998) pela mesma Universidade, com ênfase em Química Inorgânica/Estado Sólido. Professor Titular do Departamento de Química Fundamental da UFPE, onde atua desde 1999. É orientador permanente nos Programas de Pós-Graduação em Química (nível 6 CAPES) e Ciência de Materiais (nível 5 CAPES, Coordenador, 2003-2006, Vice-Coordenador 2018-2020). É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Materiais Complexos Funcionais (INOMAT) e foi membro do Comitê Consultivo de Nanotecnologia do MCTI, entre 2013 e 2017. Coordenou projeto em colaboração com o Hospital de Câncer de Pernambuco em que foi desenvolvido processo de fabricação de blendas de silicone/acrilato para a confecção de próteses faciais. Desde 2008, mais de 250 pacientes se beneficiaram com próteses fabricadas com a metodologia implantada no Setor de Próteses e Reabilitação daquele hospital.
VATAR HOMEM.png
ANDRÉ GALEMBECK
PQ 1D  andregalembeck@gmail.com

Lattes

USP
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO | SÃO CARLOS

USP
Graduado em Química pela Universidade Federal do Paraná (1990), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Realizou estágio de pós-doutoramento na The Royal Veterinary and Agricultural University (KVL) na Dinamarca, Laboratoire Interdisciplinaire de Spectroscopie Electronique da FUNDP na Bélgica, atual Universté de Namur, e no Laboratoire de Physique de la Matière Condensée da École Polytechnique na França. Atualmente é professor Livre Docente da Universidade de São Paulo e revisor das revistas Polymer (0032-3861), Journal of Nanoscience and Nanotechnology (1533-4880), Journal of Colloid and Interface Science, Química Nova, Journal of Applied Polymer Science (0021-8995), Physical Chemistry Chemical Physics (1463-9076), Chemical Communications (RSC), Journal of Material Chemistry (RCS) e Journal of the Brazilian Chemical Society (0103-5053), RSC Advances, Materials Chemistry and Physics, Materials MDPI. 
UBIRAJARA P. RODRIGUES FILHO
PQ 1D
ubirajara@usp.br


Lattes
VATAR HOMEM.png

UNESP
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

UNESP
Professor Titular e diretor do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Araraquara-SP, Brasil. Membro da Academia Brasileira de Ciências. Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Membro da European Academy of Sciences. Pesquisador do CNPq nível 1A. Vice-coordenador do Instituto Nacional de Fotônica, Brasil (http://inct.info/en/). Editor Associado da Revista "Frontiers in Chemistry - Inorganic Chemistry". Membro do Conselho Internacional da Revista Sol-Gel Science and Technology. Membro do Conselho Internacional da Revista Non-Crystalline Solids. Seus principais interesses estão na Química Inorgânica e suas implicações em Ciência de Materiais, Espectroscopia e Educação em Química. Projetos de pesquisa em andamento envolvem polímeros naturais (celulose bacteriana e fibroína de seda), híbridos orgânico-inorgânicos, guias de onda, materiais porosos e marcadores luminescentes à base de lantanídeos (down-shifting e upconversion) para a Medicina. Laboratório: www.iq.unesp.br/#!/fotonicos/
sidney.jpg
SIDNEY J.L. RIBEIRO
PQ 1A
sidney.jl.ribeiro@unesp.br


Lattes
Físico; membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, ACIESP; membro do conselho (Advisory Board) do Journal of Materials Chemistry C e Materials Advances (RSC). Foi pró-reitor de pesquisa da UNESP; coordenador de ensino superior do SCTI-SP; membro do conselho de administração do IPT; integrar a coordenação da área de engenharia da FAPESP; Fui coordenador da área de Valiação de Materiais e membro titular do CTC-ES da CAPES/MEC. Foi investigador visitante em diversas instituições estrangeiras, exemplos: École Polytechnique Fédérale de Lausanne, EPFL, Suíça (2003-2004); Universidade de Ciência e Tecnologia Huazhong, HUST, China (2011-2015); Universidade Jiatong de Pequim, BJU, China (2015-2017) e Helmholtz-Zentrum Berlin für Materialien und Energie, HZB, Alemanha (2019-2022). Pesquise os seguintes temas: dispositivos eletrônicos (células solares, transistores, etc.), ressonância magnética eletrônica e biomateriais.
Carlos-Graeff.jpg
CARLOS F. O. GRAEFF
PQ 1A
carlos.graeff@unesp.br


Lattes

UFSCar
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

UFSCar
Possui Licenciatura em Química pela UFSCar (1976), mestrado em Química (Físico-Química) pela USP (1980), doutorado em Química (Química Analítica) pela USP (1985), Livre-docência em Química Analítica pelo IQ da USP (2000) e pós-doutorado no Grupo do Prof. G. G. Guilbault (University of New Orleans, LA, USA - 02/1987 a 07/1989). Também atuou como Professor Catedrático Visitante no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (03/2008 a 02/2009). Contratado em 12/1976 como Professor Auxiliar na UFSCar, é Professor Titular da mesma instituição desde 12/2003. Atualmente é bolsista nível 1A do CNPq, possui mais de 345 artigos (H = 58), 8 capítulos de livros e 08 livros publicados, já orientou 39 alunos de mestrado e 36 alunos de doutorado e mais de 90 alunos de IC, além da supervisão de 25 alunos pós-doutorado. Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em eletroanalítica, bioanalítica, métodos ópticos de análise no UV-Vis, quimiluminescência, atuando principalmente nos seguintes temas: análise por injeção em fluxo com detecção eletroquímica, espectrofotométrica no UV-Vis, turbidimétrica e por quimiluminescência, espectrofotometria com longo caminho óptico, biossensores à base de extratos e tecidos vegetais, eletrodos de pasta de carbono modificados, eletrodos modificados com filmes poliméricos contendo nanotubos de carbono e/ou nanopartículas metálicas, eletrodo de diamante dopado com boro, Química Analítica Verde e ensino de química.
VATAR HOMEM.png
ORLANDO FATIBELLO FILHO
PQ 1A
bello@ufscar.br


Lattes

UNICAMP
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

UNICAMP
Possui graduação em Quimica (1983), mestrado (1989) e doutorado (1995) em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou Pós-Doutoramento na UMIST (1997/98, Manchester, Inglaterra) e na Universidade da Carolina do Sul (2017, Columbia, EUA). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Química Analítica do IQ - UNICAMP. Tem experiência na área de Instrumentação e Automação em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: (nano)sensores ópticos, microfabricação de sistemas analíticos e espectroscopia de emissão óptica em plasma induzido por laser (LIBS). Foi Diretor Associado (2006-2009) e Diretor (2009-2015) do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp. É Editor Associado do Journal of the Brazilian Chemical Society desde 2019. Foi Secretário da SBQ da Regional de Campinas (2020/2022) e atualmente é tesoureiro.
VATAR HOMEM.png
IVO MILTON RAIMUNDO JR.
PQ 2
ivo@unicamp.br


Lattes

UP MACKENZIE
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

MACKENZIE
Doutor em Química pela UFPR, desde 2014 é Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pesquisador no Instituto Mackenzie de Pesquisas Avançadas em Grafeno e Nanotecnologia - MackGraphe. Tem sua linha de pesquisa destinada a síntese controlada de diferentes nanomateriais e nanocompósitos aplicados nas áreas de armazenamento e geração de energia, como por exemplo, supercapacitores, baterias de nova gerações e eletrocatalisadores de HER.  
SERGIO HUBERTO_edited.jpg
SERGIO H. DOMINGUES
PQ 2
shdomingues@gmail.com


Lattes
Doutora em química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2015) com período sanduíche na The State University of New Jersey - Rutgers (EUA). Desde 2016 é professora assistente da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisadora associada do MackGraphe- Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias. Foi professora visitante no Institut Català de Nanociència i Nanotecnologia, Barcelona, Espanha (Fev- 2020 à Jun- 2021) onde desenvolveu biossensores elétricos baseados em grafeno para diagnóstico da COVID19. Em 2016, foi eleita pela Revista Forbes Brasil para a lista dos 30 jovens mais promissores do país. Em 2021 foi selecionada para edição especial Emerging Investigators do Jornal Nanoscale da Royal Society of Chemistry, e foi uma das editoras convidadas para organizar a edição especial: Women in Electrochemistry 2021 do Journal of The Electrochemical Society. 
AVATAR_MULHER.png
CECÍLIA DE C. CASTRO E SILVA
cecilia.silva@mackenzie.br

Lattes

UEPB
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

UEPB
Possui Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) com doutorado sandwich na University of Bristol. Atualmente é Professor Associado A no Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba em Campina Grande. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: Físico-química de interfaces para materiais, espectroscopia de relaxação dielétrica de materiais, colóides, fotoquímica para síntese de nanomateriais e materiais para agricultura. Professor Visitante Benjamin Meaker na University of Bristol, Reino Unido (2017). Líder do grupo de pesquisa QUIMASSA - Quimiometria e Materiais Avançados para a Sustentabilidade do Semiárido, onde coordena o Grupo de Físico-Química de Materiais - PCMLab.Entre os 50 melhores projetos no Elsevier Green and Sustainable Chemistry Challenge. Professor permanente no PPG em Química da UEPB.
RODRIGO OLIVEIRA.jpg
RODRIGO JOSÉ DE OLIVEIRA
rjoliveir@gmail.com

Lattes

 

UFGD
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

UFGD
Possui bacharelado em Química (2008), mestrado em Química Orgânica (2011) e doutorado em Química Inorgânica, especificamente em Química dos Materiais (2015), todos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realizou parte do doutorado no Centre de Recherche Paul Pascal, CNRS, França, pelo programa CAPES/COFECUB. Pesquisador visitante (pós doutorado) no grupo do Prof.Dr. Jiaxing Huang no Departamento de Ciência dos Materiais e Engenharia (McCormick School of Engineering) localizado na Northwestern University (EUA). Atualmente é Professor de Magistério Superior, Adjunto-C, Nível 1, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Coordenador do Programa de Pós Graduação em Química-Mestrado. Sua produção científica é direcionada no design de novos compósitos envolvendo nanoestruturas de carbono (grafeno, crumpled graphene e/ou nanotubos de carbono), polímeros conjugados e/ou metais de óxido de transição, visando o desenvolvimento de dispositivos de armazenamento de energia elétrica, sensores eletroquímicos e dispositivos eletrocrômicos.
VICTOR.jpg
VICTOR HUGO R. SOUZA
souzavhr@gmail.com

Lattes

FURB
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAL

FURB
EDUARDO.jpg
EDUARDO GUILHERME C. NEIVA
eneiva@furb.br

Lattes
Possui bacharelado (2009) em Química, mestrado (2012) e doutorado (2016) em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realizou doutorado sanduíche (2014) no Centre de Recherche Paul Pascal em Bordeaux-França, sob orientação do professor Dr. Alain Pénicaud. Desenvolveu um estágio de pós-doutorado no GQM-UFPR (2016-2017). Seu trabalho de pós-doutorado foi premiado no Young Researcher Award 2017 promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais. Atualmente é professor em tempo integral na Universidade Regional de Blumenau (FURB) na área de Química Inorgânica. Coordena o Grupo de Nanoestruturas e Polímeros (GNEP). Possui experiência na área de Química, com ênfase em Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese, caracterização e deposição na forma de filmes finos de grafeno, nanotubos de carbono, nanopartículas metálicas, óxidos e hidróxidos metálicos e nanocompósitos aplicados nas áreas de dispositivos de armazenamento de energia, sensores eletroquímicos, dispositivos eletrocrômicos, fotocatálise e eletrofotocatálise.

UnB
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UnB
Possui graduação em física pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2012), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2014) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Paraná (2018) com período sanduíche na Linköping University/ Suécia (2017). Trabalhou como especialista em pesquisa e desenvolvimento no CSEM Brasil. Tem experiência na área de Física de materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: células solares orgânicas e híbridas, eletrônica impressa, física de semicondutores orgânicos e híbridos, polímeros e perovskitas. Atualmente é professora Adjunta do Instituto de Física da Universidade de Brasília.
LUANA.jpg

UFSM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

UFSM
Formada em Química Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é bacharel, mestre e doutora em Química pela Universidade Federal do Paraná. Realizou estágio de pós-doutoramento em Física pela Universidade Federal do Paraná, e em Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Santa Maria, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM.  Atua principalmente no desenvolvimento de nanomateriais multifuncionais e sustentáveis, pensados desde a escolha da matéria prima, processo de síntese "verde", até as aplicações, que são voltadas principalmente para a remediação ambiental, geotécnica e agricultura sustentável. 
CAROLINA.jpg
CAROLINA F. MATOS JAURIS
carolina.matos@ufsm.br

Lattes

ITEMM
INST. DE TECN. EDSON MORORÓ MOURA

ITEMM
Possui Graduação em Química Industrial pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2006), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais da Universidade Federal de Pernambuco. Possui experiência na obtenção de materiais híbridos, materiais compósitos e materiais carbonáceos nanoestruturados para aplicações em dispositivos de armazenamento de energia utilizando pirólise, métodos coloidais e hidrotermais de síntese. Possui experiência com espectroscopia de impedância eletroquímica, voltametria cíclica, análise térmica e técnicas de difração de raios-x aplicadas à caracterização de materiais. Experiência em microscopia eletrônica de varredura e em microscopia eletrônica de transmissão de baixa voltagem. Atualmente é pesquisador em engenharia e tecnologia do Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura, em Belo Jardim-PE, atuando em pesquisas voltadas ao aumento de desempenho e eficiência de acumuladores de energia automotivos, tracionários e estacionários, baseados na tecnologia chumbo-ácido.
Euzébio Skovroinski.png

POLÍCIA FEDERAL
 

PF
Formação na área de Química com graduação (UEM), mestrado (UEM) e doutorado em Química (Unicamp). Possui, ainda, graduação em Relações Internacionais (UEPB) e mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais (UFPB). Experiência como Professor Universitário por 17 anos, com ampla experiência na realização de treinamentos especializados, inclusive internacionais, com várias participações em eventos organizados por Organismos Internacionais. Dedica-se ao estudo sobre terrorismo e uso de armas de destruição em massa, com ênfase em métodos quantitativos de análise. Desde 2002, é Perito Criminal da Polícia Federal onde atua na área de Química Forense, especialmente na análise de drogas, explosivos, armas químicas e produtos perigosos.
VATAR HOMEM.png
EDUARDO APARECIDO TOLEDO
eduardoatoledo@gmail.com

Lattes
bottom of page